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Guia para
lojas
físicas
venderem
online

Este material vai te ajudar a dar os primeiros passos no mercado de vendas online.

Você vai entender o que é marketplace e como ele pode ser a oportunidade perfeita para iniciar as vendas da sua loja na internet. 

Aprenda com a gente e descubra as vantagens de adotar esse modelo de negócio!

Índice:

Por que sua loja deve vender online?

Uma loja física tem inúmeros benefícios na hora de engajar o cliente e criar um relacionamento mais profundo com cada um deles. O olho no olho, a percepção sobre o momento em que está “perdendo o cliente” e a possibilidade de alterar o discurso comercial são, sem dúvidas, pontos muito importantes.

Por outro lado, o número de pessoas preferindo comprar pela internet é cada vez maior e, com esse crescimento, ignorar esse canal é um grande erro. Por isso, vamos explicar o que você precisa fazer para sua loja começar a vender na internet. 

O e-commerce ganha espaço regularmente ano após ano. Isso significa, que quanto mais você adia vender pela internet, mais tempo e oportunidades de venda você perde. 

Veja o vídeo em que Ariadne Mecate, Consultora de Marketing do Sebrae SP, explica por que sua loja deve estar na internet em 2020.

 

 

O fato é que cada vez mais pessoas se encorajam a comprar na internet e, depois que perdem a resistência, muita gente acaba descobrindo algumas vantagens desse formato, como a comodidade, por exemplo. E, assim, as vendas online te ajudam a encontrar esse público, gerar impacto com seus produtos e aumentar as suas vendas. Existem muitas chances de crescimento para quem trabalhar bem a gestão e operação do negócio. 

O investimento é muito mais baixo do que o de uma loja física e existem opções até sem investimento inicial, como os marketplaces.

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Começar a vender

Como começar a vender online?

Em primeiro lugar, é preciso entender seus objetivos de curto, médio e longo prazo com as vendas do e-commerce, encarar a realidade de quanto capital você possui neste momento e conhecer os canais que você pode utilizar:

Instagram - Venda direta e informal

  • Pode segmentar seu público e criar conteúdo ilimitado;
  • É possível impulsionar stories e criar posts patrocinados para alcançar mais pessoas;
  • O perfil é único e exclusivo da sua marca.

E-commerce - Canal formal, mas que demanda muito investimento

  • Passa mais credibilidade e segurança aos clientes;
  • O perfil é único e exclusivo da sua marca;
  • Mais praticidade para gerenciar pedidos.

Marketplace - Canal formal, que não demanda tanto investimento

  • Passa mais credibilidade e segurança aos clientes;
  • Mais visibilidade aos seus produtos;
  • Comissão apenas por venda realizada;
  • Possibilidade de crescimento rápido e consistente 🚀

Entendendo mais sobre e-commerce

E-commerce é o mesmo que comércio eletrônico. Isso significa que você pode vender produtos usando a internet para alcançar potenciais clientes.

Esse modelo de negócio permite que pessoas comprem pelo computador ou celular e recebam seus pedidos em casa com comodidade e segurança. Hoje em dia, você encontra tudo em um e-commerce: a variedade de produtos é gigantesca, assim como a possibilidade de alcançar públicos que você nunca imaginou com uma loja física.

Com a internet não existem fronteiras. Você pode ser de São Paulo e vender para clientes do Amapá ou de qualquer outro lugar do Brasil.

Experimente! Pesquise algum item inusitado após a palavra “comprar”.

 
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Para vender online, você vai precisar criar sua própria loja. Até existem algumas soluções simplificadas para iniciar sua operação, mas elas são mais restritas e, se a sua demanda crescer, você vai precisar gastar tempo e dinheiro para se adaptar às novas necessidades. 

Um ponto importante é que uma estratégia não exclui a outra. Se você decidir iniciar as vendas em um marketplace, nada te impede de criar seu e-commerce futuramente. E o contrário também é verdadeiro: alguns e-commerces acabam percebendo o potencial de vendas dos marketplaces e utilizam esse canal como uma forma de aumentar o faturamento.

Investimento no e-commerce

Embora demande menos investimento que a criação de uma loja física, para criar uma loja virtual é necessário contratar uma plataforma, pagar as comissões dos meios de pagamento, investir na hospedagem do seu site e contratar serviços de segurança, entre outras coisas.

Além disso, é preciso investir em marketing para que as pessoas tomem conhecimento de sua loja. A principal vantagem é o fortalecimento da marca (caso consiga se consolidar entre um público) e autonomia em toda a estrutura (se isso for relevante para você).

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Entendendo mais sobre marketplaces

Um marketplace é uma plataforma que permite que você anuncie e venda seus produtos em grandes lojas virtuais, como a Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime.

O marketplace está pronto para você cadastrar sua loja e vender, e não solicita investimento inicial. Você começa a vender e, aí sim, paga uma comissão sobre as vendas. 

Ao começar a vender em um marketplace, seus produtos vão estar em sites conhecidos, com público consolidado, o que pode gerar muitas oportunidades de venda e aumentar a sua receita em curto prazo.

Investimento no marketplace

Cada marketplace tem um modelo de cobrança. A maioria dos canais não costuma cobrar taxas de cadastro e mensalidade, só uma comissão sobre pedidos aprovados por meio de suas plataformas.

Imagine um pedido aprovado no site. O produto custava R$90 e o valor do frete foi R$10, totalizando R$100.  O marketplace cobra uma parte desse valor. A taxa varia de canal para canal, mas gira em torno de 16%. Portanto, nessa simulação de venda, o canal ficaria com R$16 e o lojista com R$74, ou seja, o valor total do pedido descontada a comissão e o frete.

É preciso conhecer muito bem as taxas cobradas pelo marketplace para precificar corretamente seu produto, já que a estratégia de preço é fundamental para manter a saúde e lucratividade do negócio.

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Começar a vender

Por que começar suas vendas online no B2W Marketplace?

Os marketplaces são o melhor canal para você iniciar suas vendas na internet e conseguir alcançar mais clientes de forma rápida, ganhando muita visibilidade aproveitando o tráfego de grandes lojas online. Ao optar por começar a vender no B2W Marketplace, seus produtos vão ficar disponíveis na Americanas, na Americanas Empresas*, no Submarino e no Shoptime.  

Todo mundo compra aqui!

Anuncie seus produtos para o maior e mais diverso público da internet.

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Eleita a marca mais querida pelo consumidor brasileiro, a Americanas tem tudo pra tooodo mundo!

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Referência em tecnologia, tendências, moda, cultura pop e inovação para um público jovem e antenado às novidades.

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É a loja que vende de tudo para empresas, negócios e comércios de todas as indústrias e tamanhos*.

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Marca focada em bem estar, oferecendo soluções práticas para o dia a dia e produtos para casa, cozinha e beleza.

* Para vender na Americanas Empresas é necessário estar habilitado para vender para outros CNPJs e solicitar a ativação da sua loja.

Começar a vender

É fácil anunciar e vender nas maiores lojas da internet!

Cadastre-se

Você preenche um cadastro gratuito, rápido e descomplicado, sobe seus produtos na nossa plataforma e pronto! Seus itens logo vão aparecer nos nossos sites.

Venda

Aqui você vende muito com segurança em todos os momentos: damos muita visibilidade aos seus produtos e autenticamos cada venda contra fraudes.

Entregue

Gerenciar sua loja aqui é muito simples! Verifique os pedidos recebidos no seu painel de controle, prepare o pedido, leve até uma agência dos Correios e nós cuidamos da entrega. Depois, é só receber pelas suas vendas!

Venda para seus vizinhos

Aumente sua visibilidade na sua região com a Entrega na Vizinhança, nossa nova forma de vender para clientes que estiverem a até 5km da sua loja.

Quem pode vender?

O B2W Marketplace é para você, é para todo mundo!

  • MEI
  • Distribuidores
  • Indústrias
  • Lojas virtuais
  • Lojas físicas
  • ME

Você só precisa atender a esses critérios

CNPJ ativo e sem restrições

Você não precisa ter uma loja física ou virtual, mas o seu negócio precisa estar devidamente registrado. Ainda não tem CNPJ? Tudo bem! Saiba como criar o seu aqui.

Emitir nota fiscal (NF-e ou NF-a)

Sua loja precisa estar habilitada a emitir nota fiscal porque, a cada venda, você deverá enviar uma versão digital da nota para o comprador. Se não souber como começar, clique aqui.

CNAE de varejista

A CNAE é um padrão nacional para identificar a atividade econômica de uma empresa. Acesse aqui se tiver dúvidas sobre como incluir ou alterar o seu CNAE.

Capital social igual ou superior a R$ 1 mil

Este valor aparece no Contrato Social da sua loja e é a quantia investida por você para apoiar as operações do seu negócio quando ele foi aberto. Veja mais sobre ele aqui.

Conta corrente vinculada ao CNPJ

Sua loja deve ter uma conta corrente vinculada a ela: é através dela que serão feitos os repasses dos pagamentos pelas suas vendas. Quer saber como abrir sua conta MEI? Leia aqui.

 

Quanto custa vender no B2W Marketplace?

Nada! O cadastro é gratuito e você anuncia seus produtos sem pagar nada por isso: só é cobrada uma comissão de 16% sobre o valor total da venda (isto é, a soma do valor do item vendido e o frete*).

* O frete é pago pelo consumidor final.

 

O B2W Marketplace é um programa de afiliados?

Não! Diferentemente dos programas de afiliados, somos uma plataforma que possibilita que você, lojista, anuncie e venda seus próprios produtos dentro dos nossos sites - Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime. 

 

Possui ERP, plataforma de e-commerce ou integradora?

Se a sua loja física já possui um sistema de gerenciamento de vendas, clique abaixo e conheça os sistemas que possuem integração com o B2W Marketplace. 

AGL Automação Comercial Ltda
Ahcom Tecnologia
Alpha Softworks TI
Alternativa Sistemas
Apta Soluções Digitais
Areco Sistemas Empresariais
Aton ERP
Azzor.com.br
Bling
B Seller - ERP
Cemapa
CF Sistemas
Citel Software
Compumate
Condata Informatica
Conectou
Copy Supply
CWD Web Informática Ltda-me
Data Control Informática
EasyClick ERP
E-Com Club
EQS TECH
Escalasoft Tecnologia
Facil Sistemas
FDC SISTEMAS
Flex Developers
Focco
Formsoft
Forteplus Sistemas
Grid Sistemas
HB Sistemas
Incca Sistemas
Insertsoft
Intrasis
Invento E-commerce
Irobotbox
Kuamaoyun
Lexos
Lime Web Sistemas
Livre Gestão
Mabang ERP
Marcol Software
Mc Software
Mega PDV
Mercado Backoffice

Mercosistem
Microneo
MSINFOR
Multicomp Informática
MWS
NATIVA BUSINESS
Nexxus-ERP
Occtoplus
Onclick
OnSys Sistemas
Optimus
Otix
PARTNER SISTEMAS
Pró-Lógos
PROMOB
Quidde
R2MS
Rein Sistemas Waz
Sagem
Samsist Informática
Sectra
Sige Lite
Smart Sistemas
Softsystem
SoftUp Sistemas Ltda
Softvar
Sousa Automação
Strategic IT
SysSer
Tecnicon Sistemas Gerenciais
Tek-System
TID Software
Tiny
TotalSeller
UseeHub
Vanguarda TI
Via Logos
Via Regra Sistemas
Villatore Informática
VipSystem
VSM Informática
Vtrina
Winbooks
Wlesoft
XMSoft (VJBrasil)

00K
AlephCRM
All Integra
Anymarket - DB1
API Consulting
Atual Tecnologia
beSeen Loja a Jato
Bis2Bis
BRMARKET
C3dWeb
Chx Web
Clique Mania
ComunicaWeb (Venda.la)
Conecta Lá
Connect Hub
Epicom
Evo (Naiche)
F5 Tecnologia (Mintegra)
Feedonomics
Finer Soluções Web
Frenet
GuBee
Guess Tecnologia
Hub2b
Ideris
Inotech Informática
IntegraCommerce
Iphouse

JControle
Jet Hub
LinkApi
Master Acessorios
Midas Digitais
Moskatus Intelligence
MRM E-commerce
Nagio TI
Nodis
NVPC.HUB
Omnie E-commerce
Onbi - Sysplace
Plugg To
Rakuten - Nexus
Rawe Webstudio
RJS Tecnologia (4MiddleWare)
ROI COMMERCE
SCE Sistemas
Sondify
SystemHope
Tatil Tecnologia
Tendcom
Virtual Technology
Vtex teste
Wehub
WELT MAQUINAS E MOTORES L ME
Wevo Tecnologia SA
Zmarket Software House LTDA

4Price
4 Virtual
Achaddo
ACHIEVE LEAP
AGDES Web Solutions
Arco Websites & Mobile Apps
ASTRUSWEB
Audtax
Axys Web
B2W Empresas
B4Commerce
Beleza na Web
Bertholdo
Betalabs
Biz Commerce
Blue Layer
Brand E-commerce
Bring e-Commerce
BUBB.Store
Caffe Digital
CakeWeb (Scarlett)
CIASHOP
Ciclo Digital
Commerceplus
ConB2c
Convertize
Coopertec Soluções
CORE
Digital Seller
D Loja Virtual
Dooca
Dothshop
Ecommet / Becommerce
E-COMPLETO
eCShop e-Commerce
EFT Internet
eGondola
EMC Sistemas
ErosCommerce
EZ COMMERCE
F1 SOLUÇÕES
Fábrica de Códigos
Fast Channel
Fastcommerce
FBITS
FERAFOX
Floripa 360º
Fullhub
Full Soluções
Futura Sistemas
Grupo Aaldeia
Hari Express
Haven
HILTON CHIPON JR
Hystalo
iBolt
Infotechnology
Inixis - Soluções online
Inove Commerce
Inversa Desenvolvimento Digital
Ipoomweb
IRROBA E-COMMERCE
iSET
Jet Commerce
Kelex

Koncilia
LojaHub
LOJA INTEGRADA
Loja Virtual
Lojista Online (SANKHYA)
MacWeb Solutions
Magazord
Magis5
MARKETS
Mava integrador
MERCADO SHOPS
Metastore
Mformula.net
MG Masters
Mkplace
MKX
Módulo B2W Magento
Módulo B2W WooCommerce
MOOVIN
MUZCOMMERCE
Object Data
Ominic Soluções
Online E-commerce
Ootz
OPENK
Oruc (Web&Tec)
Oxen Hub
Pede Sabores (Kisuma)
Powermidia.net
Precifica
PRECODE
Rakuten
Rocky E-commerce
Rodrigo Crema
RP Commerce
RSC Inovação
Selfsys
SGE
SGPweb
SoluçõesNet
SpiritShop
Starcorp
Tecmicro Sistemas
TecSOFT Tecnologia em Sistemas
TIWEBMASTER
TMW E-commerce
TRAY
Tribox
Ubiqui
Vende Mais
Visual e-commerce
VisualSet Tecnologia & Inovação
Vnda
VTEX
Vulpo (Omni K)
WapStore
WB4B Negócios Online
WDNA
We.Digi
Web4business
Webstore Lojas Virtuais
WEBSTORM
WGR Tecnologia
Woodstock Informatica
Xneo

Começar a vender

Venda muito mais e conte com muitos benefícios!

Zero investimento

Não tem investimento inicial: você só paga uma comissão de 16% por venda realizada.

Conteúdos exclusivos

Treinamentos e materiais para otimizar sua gestão e te ajudar a vender mais.

Mais visibilidade

Alcance milhões de clientes, seja muito mais visto e multiplique suas vendas.

Pagamento integral

Seus clientes podem parcelar as compras, mas você recebe o valor total de uma vez.

A opinião de quem já vende aqui

Quem vende aqui recomenda! Faça como o Henrique Candido, nosso parceiro dono da WHCA Relógios e cadastre-se.

Começar a vender

Ativando sua loja  

Depois que seu cadastro for aprovado, o primeiro passo para começar a vender é aceitar os termos e condições do B2W Marketplace. Ao acessar a plataforma pela primeira vez, eles aparecerão para você, aí é só ler, clicar em "Aceitar" e salvar. 

Cadastrando as informações da sua loja

Cadastre as informações essenciais do seu negócio: o logotipo, a descrição da loja e sua política de troca e devolução.

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As informações da sua loja vão aparecer assim em nossos sites

 

Cadastrando sua política de frete

O B2W Marketplace possui uma solução logística para facilitar a entrega dos produtos, o B2W Entrega.

Confira as características dos produtos que podem ser enviados usando esse serviço:

  • Custar até R$10.000,00;
  • Ter dimensões até 90 cm na largura (L), altura (A) ou comprimento (C), sendo que a soma de L + A + C não pode ultrapassar 200 cm;
  • Com peso cubado inferior a 30 kg.

Como configurar o frete usando B2W Entrega

É muito simples configurar seu frete usando B2W Entrega. Basta acessar o Portal B2W Marketplace, clicar em "Configurações" e depois em "Configurações de frete".

Nessa tela, você deve informar as dimensões mínimas dos seus produtos e o endereço de origem. Pronto! Agora é só salvar e seu frete estará configurado.

Como configurar o frete usando tabela de frete

Se os seus produtos não puderem ser enviados usando B2W Entrega, você vai precisar contratar uma transportadora à parte e cadastrar uma tabela de frete.

Para fazer isso, acesse o Portal B2W Marketplace, clique em "Configurações" e depois em "Configurações de frete". Ao descer a tela, você vai encontrar 3 tipos de planilha: modelo, cidade e região. Selecione a mais adequada para você e faça o download.

Preencha a planilha, salve no formato .CSV e faça o envio no Portal.

Ativando a integração da sua loja

Se você possui algum sistema de gerenciamento, integradora ou plataforma, esse é o momento de realizar a conexão entre seu sistema e o B2W Marketplace. Ao selecionar sua plataforma, você vai receber um código token. Com esse código em mãos, acesse o seu sistema de gerenciamento e faça a conexão.  

Cadastrando produtos

Com sua loja configurada, agora é hora de cadastrar seus produtos! Existem duas formas de fazer isso: você pode enviar seus itens individualmente ou de forma massiva. 

Cadastro de produtos individual 

Para fazer o cadastro individual, acesse o Portal B2W Marketplace, clique em "Produtos" e depois em "Cadastro de produtos".

Você pode buscar pelo título do produto, ISBN ou EAN, e a página irá mostrar os anúncios que já existem em nossas lojas para você conectar o seu item. Caso seu produto ainda não seja vendido nos nossos sites, não tem problema! Clique no botão "Não encontrei, quero cadastrar um produto exclusivo". Nessa página, você vai precisar informar o título, a categoria, a descrição, as dimensões, variações e enviar fotos para ilustrar o anúncio. 

Cadastro de produtos massivo

Para fazer o cadastro de produtos de forma massiva, acesse o Portal B2W Marketplace, clique em "Produtos" e depois em "Ações em massa". Clique no botão "Cadastro massivo", que está no final da página.

Você vai precisar selecionar a estrutura dos itens que deseja cadastrar de forma nativa. Na próxima página, você vai encontrar um modelo de planilha para fazer download.  É só baixar, preencher e enviar nesta mesma página do Portal.

Conectando seus produtos através da integração

Se você realizou a conexão do seu sistema com o B2W Marketplace, basta conectar seus produtos. Clicando aqui você assiste a um treinamento ensinando como realizar essa etapa.

Assista a playlist abaixo com dicas para cadastrar seus produtos

Começar a vender

 

Agora é só vender!

Após o cadastro dos produtos, eles serão anunciados e disponibilizados nos nossos sites. Para ver sua loja, digite essa URL no seu navegador: www.americanas.com.br/lojista/nome-da-sua-loja. Você pode substituir o endereço da Americanas pelo do Submarino, por exemplo, seguindo a mesma estrutura, ok?

Fiz minha primeira venda, e agora?

Oba, seu primeiro pedido chegou! Siga esses passos para realizar sua primeira entrega:

Acesse o Portal B2W Marketplace, clique em "Vendas", depois em "Pedidos" e, por último, em "Meus pedidos". Atenção: você deve enviar apenas os pedidos aprovados.

Clique em "Baixar pedidos aprovados". Separe a mercadoria, gere a nota fiscal em seu emissor e cadastre essa informação no Portal B2W Marketplace. Agora, é só emitir a etiqueta, embalar bem o seu pedido e enviar na agência dos Correios.

Não esqueça que o prazo máximo de expedição é de até 2 dias úteis.

Veja a playlist abaixo com dicas para embalar seus produtos:

Começar a vender

Como recebo o pagamento pelas minhas vendas?

Você vai receber seu dinheiro na conta jurídica que tiver indicado ao se cadastrar no B2W Marketplace. É fundamental que essa conta jurídica seja vinculada ao seu CNPJ.
 
A data de pagamento começa a ser contada após o dia em que o pedido tiver sido entregue ao transportador, mas só é efetivada depois da confirmação da entrega para o cliente.
 
  • Os valores de todos os pedidos entregues ao transportador entre os dias 1 e 15 do mês serão repassados no dia 1 do mês seguinte.
  • Os valores de todos os pedidos entregues ao transportador entre os dias 16 e 31 do mês serão repassados no dia 15 do mês seguinte.
 
Em ambos os casos, se a entrega ao cliente não se confirmar até um dia antes da data programada, ela será feita na quinzena seguinte.
 
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os clientes podem desistir da compra em até 7 dias após o recebimento da mercadoria. Em casos como esse, a nossa comissão de 16% não será cancelada.   
 

Bônus: como ativar a Entrega na Vizinhança

Para atender melhor aos clientes dos nossos sites, lançamos uma nova forma de vender chamada “Compra e recebe hoje”, em que o cliente pode adquirir um produto até o meio da tarde e receber o pedido no mesmo dia. Agora, qualquer lojista que venda nos nossos sites também pode oferecer esse diferencial para seus vizinhos.

Como é feita essa entrega na vizinhança?

Essa nova forma de vender só está disponível para quem possuir pelo menos 25 produtos cadastrados.

Pela AME Flash: Se você optar por usar gratuitamente o serviço de entrega rápida da B2W, o produto será coletado em seu estoque e entregue na casa dos clientes que estiverem perto da sua operação.

Por você:  Você mesmo poderá entregar seus produtos por meio de um prestador de serviço próprio ou indo pessoalmente até o cliente. Vale lembrar que você pode definir a distância limite para fazer essa entrega, em um raio mínimo de 500 m e máximo de 5 km.

Retira na loja: Se você tiver uma loja física, o cliente ainda poderá optar por retirar o item comprado pessoalmente. Neste caso, é só separar o pedido e entregar para o comprador quando ele chegar até você. O cliente pode fazer isso em poucas horas após a compra por um prazo de até 5 dias corridos.

Para ativar essa modalidade de entrega, acesse o Portal B2W Marketplace e vá até "Configuração de frete". O endereço da sua loja vai aparecer e você deve habilitar a opção de Entrega na Vizinhança e a opção para o cliente retirar a mercadoria na sua loja. 

Começar a vender

Ainda tenho uma dúvida, e agora?

Não se preocupe! Temos treinamentos ao vivo todos os dias para te ajudar a crescer cada vez mais! Clique aqui para ver a agenda e participe.

 

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