Header_Info_Livros_06

A leitura é um hábito que existe há bastante tempo: o primeiro livro foi editado no Brasil no ano de 1808*! Desde então, novas tecnologias surgiram e, com isso, o comportamento e a jornada de compra dos leitores passaram por transformações. Pensando nisso, separamos algumas informações importantes para você entender o cenário desse mercado, saber mais sobre esse público e encontrar oportunidades de aumentar suas vendas.

O brasileiro lê, em média, 5 livros por ano.               

(Aproximadamente 2 livros inteiros e 3 livros em partes)

*Dados: Empresa Brasil de Comunicação

 

Faturamento e volume de vendas

 

Info_10-1

 

Vendas por gênero

Info_12-1

Valor médio por gênero

Info_11-1

 

*Dados: Painel do Varejo de Livros no Brasil 2020 - Nielsen e Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro - Nielsen

Glossário

Não ficção trade: livros de autoajuda, religião e biografias

Não ficção especialista: carreira e negócios

Os 500 livros mais lidos do Brasil são responsáveis por 22,5% do faturamento do setor

Os favoritos

 

livro_01

 

1º: Mais Esperto que o Diabo

113.041 unidades vendidas

livro_02

 

2º: A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

104.649 unidades vendidas

livro_03

 

3º Do Mil ao Milhão

77.862 unidades vendidas

livro_04

 

O Milagre da Manhã

62.235 unidades vendidas

livro_05-1

 

Box Harry Potter

55.124 unidades vendidas

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse? 

Preencha o formulário e receba todos os materiais que vão impulsionar o seu negócio. Depois, continue a leitura deste conteúdo.

O público

 

Leitores por região

Info_13

A Classe C é leitora e compradora de livros. 80% do consumo de livros no Brasil é realizado por famílias fora da faixa de maior renda.

34% dos leitores disseram que alguém os influenciou a gostar de ler.

52% dos brasileiros são leitores

Mais sobre o universo literário

Com a pandemia e a impossibilidade de realizar lançamentos e eventos presenciais, o mercado literário precisou se reinventar. A Bienal Internacional de São Paulo, um dos eventos mais importantes do setor, adiou a sua 26ª edição para 2022 e realizou uma programação virtual com debates e painéis com autores. A mesma medida foi adotada por outros festivais literários.

O Submarino tem cedido espaço nas suas redes sociais para debates sobre o tema, como uma forma de se aproximar ainda mais dos leitores, conforme informado em matéria publicada no Meio e Mensagem: "As pessoas estão aproveitando este momento de isolamento social para desenvolver o hábito de ler. Essa mudança de comportamento trouxe uma busca por mais opções de títulos e gêneros literários”.

Também vale se atentar para os “Booktobers”, criadores de conteúdo que falam sobre livros e influenciam conversas sobre esse tema nas principais redes sociais. Acompanhar esses influenciadores pode te ajudar a entender melhor o comportamento do seu público.

 

Veja alguns Booktubers abaixo:

booktuber_04

Pam Gonçalves 330 mil inscritos

booktuber_01

Perdido nos livros 347 mil inscritos

booktuber_05

Geek Freak 154 mil inscritos

booktuber_02

Ju Cirqueira 272 mil inscritos

booktuber_03

Tatiana Feltrin 477 mil inscritos

3 Dicas para vender mais

check_02

Ofereça uma sinopse bem completa na página de vendas de cada livro que você vende.

check_02

Use as redes sociais da sua loja para falar sobre o conteúdo dos livros e incentivar a conversa com leitores.

check_02

Incentive os seus clientes a enviarem avaliações dos livros comprados e disponibilize essa informação na página de compra do produto.

Logo_01